SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Modelo de um questionário para avaliar a competência em comunicação oral dos alunos nos cursos de formação de professores no MagistérioRealia com a escrita: motivação e reflexão metalinguística em L1 na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

DIAZ, Inmaculada Clotilde Santos; CALVILLO, María Juárez  e  IBANEZ, Ester Trigo. Motivação para a leitura acadêmica de futuros professores. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3535.  Epub 04-Jan-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3535.

A leitura desempenha um papel essencial no ensino universitário como instrumento de reflexão crítica e desenvolvimento de conhecimentos especializados. Por esse motivo, este trabalho tem como objetivo conhecer a motivação para a leitura acadêmica de 145 alunos do 4º do Ensino Fundamental da Universidade de Cádiz durante o ano letivo de 2018/2019. Os dados foram coletados por meio de um questionário sobre hábitos de leitura que incluiu a Escala de Motivação para Leitura Acadêmica (MUÑOZ et al., 2012). Os resultados mostram que, embora quase metade dos estudantes afirme gostar de ler, revelam que não estão motivados pela leitura de textos acadêmicos. Além disso, o componente com melhor classificação da Escala de Motivação para Leitura Acadêmica é a utilidade, antes do interesse ou da importância. Esses achados convidam à busca de estratégias para promover a leitura entre estudantes universitários de maneira abrangente a partir das diferentes áreas do conhecimento.

Palavras-chave : Motivação. Leitura acadêmica. Educação. Formação. Professores..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )