SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Motivation for the academic reading of future teachersReading habits and lexical competence of future teachers of English in Primary Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

ROBAINA, Juana-Rosa Suárez. Realia com a escrita: motivação e reflexão metalinguística em L1 na formação de professores. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3613.  Epub Jan 05, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3613.

Esta pesquisa explora o potencial pedagógico e motivacional dos realia com a escrita, objetos da vida real que incorporam amostras linguísticas. Seu objetivo geral é investigar a eficácia de sua aplicação em matéria de Língua e Literatura Espanhola. A partir disso, o desenho de dinâmicas e atividades é motivado a promover não só o processo metalinguístico prescritivo na língua materna, mas também o desenho criativo de dinâmicas para a sala de aula. Acrescenta a vantagem de aprender, a partir de uma abordagem significativa e experiencial, com objetos do cotidiano que integram amostras escritas da língua materna. Torna-se uma ocasião estratégica para abordar aspectos especialmente transversais e epistemológicos da linguagem. Segue os princípios da praticidade do processo de ensino-aprendizagem e da abordagem do aprender fazendo. Seu escopo de aplicação é uma pós-graduação universitária em formação de professores, e os resultados obtidos em um universo de 29 alunos de pós- -graduação mostram a oportunidade didática dessa metodologia.

Keywords : Realia com a escrita; Motivação docente; Treinamento docente; Reflexão metalinguística.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )