SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Motivação para a leitura acadêmica de futuros professoresHábitos de leitura e competência lexical de futuros professores de inglês na Educação Primária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

ROBAINA, Juana-Rosa Suárez. Realia com a escrita: motivação e reflexão metalinguística em L1 na formação de professores. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3613.  Epub 05-Jan-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3613.

Esta pesquisa explora o potencial pedagógico e motivacional dos realia com a escrita, objetos da vida real que incorporam amostras linguísticas. Seu objetivo geral é investigar a eficácia de sua aplicação em matéria de Língua e Literatura Espanhola. A partir disso, o desenho de dinâmicas e atividades é motivado a promover não só o processo metalinguístico prescritivo na língua materna, mas também o desenho criativo de dinâmicas para a sala de aula. Acrescenta a vantagem de aprender, a partir de uma abordagem significativa e experiencial, com objetos do cotidiano que integram amostras escritas da língua materna. Torna-se uma ocasião estratégica para abordar aspectos especialmente transversais e epistemológicos da linguagem. Segue os princípios da praticidade do processo de ensino-aprendizagem e da abordagem do aprender fazendo. Seu escopo de aplicação é uma pós-graduação universitária em formação de professores, e os resultados obtidos em um universo de 29 alunos de pós- -graduação mostram a oportunidade didática dessa metodologia.

Palavras-chave : Realia com a escrita; Motivação docente; Treinamento docente; Reflexão metalinguística.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )