SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Professional development and literacy for Spanish/FL instructors: from linguistic to digital competenceWhen written language approaches to oral: linguistic competences in the academic discourse of students of the degree in Primary Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

PARRADO-COLLANTES, Milagrosa  and  ESTRADA-CHICHON, José Luis. Emoji e expressão escrita: possibilidades de aplicação e desenvolvimento em línguas maternas e estrangeiras. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3528.  Epub Jan 05, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3528.

Este trabalho explora as possibilidades de aplicar emoji como elementos visuais com natureza conceitual ao desenvolvimento da escrita em ambientes acadêmicos para línguas maternas e estrangeiras. Os resultados estão focados na análise de 620 emojis embutidos nos comentários feitos por estudantes (N=18) da licenciatura em Educação Primária (2019-2020) da Universidade de Cádiz, Espanha, em espanhol e inglês, respectivamente, em oito fotos enviadas à rede social Instagram. Estes emojis são classificados em oito categorias de acordo com a Emojipedia, mostrando comportamento semelhante em ambas as línguas a partir de três focos principais de análise: distribution, uses e utterances (DANESI, 2016). O estudo termina justificando o valor manifestamente conceitual dos emojis, podendo vislumbrar suas aplicações didáticas ao ensino da língua materna e de línguas estrangeiras e ao desenvolvimento da escrita no Ensino Fundamental, por exemplo, como elementos que valorizam o significado do texto.

Keywords : Emoji; Língua escrita; Ensino da língua materna; Ensino da língua estrangeira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )