SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Formación y alfabetización del profesor de ELE: de la competencia lingüística a la tecnológicaCuando se aproxima el lenguaje escrito al oral: competencias lingüísticas en el discurso académico del alumnado del grado en Educación Primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

PARRADO-COLLANTES, Milagrosa  y  ESTRADA-CHICHON, José Luis. Emoji e expressão escrita: possibilidades de aplicação e desenvolvimento em línguas maternas e estrangeiras. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3528.  Epub 05-Ene-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3528.

Este trabalho explora as possibilidades de aplicar emoji como elementos visuais com natureza conceitual ao desenvolvimento da escrita em ambientes acadêmicos para línguas maternas e estrangeiras. Os resultados estão focados na análise de 620 emojis embutidos nos comentários feitos por estudantes (N=18) da licenciatura em Educação Primária (2019-2020) da Universidade de Cádiz, Espanha, em espanhol e inglês, respectivamente, em oito fotos enviadas à rede social Instagram. Estes emojis são classificados em oito categorias de acordo com a Emojipedia, mostrando comportamento semelhante em ambas as línguas a partir de três focos principais de análise: distribution, uses e utterances (DANESI, 2016). O estudo termina justificando o valor manifestamente conceitual dos emojis, podendo vislumbrar suas aplicações didáticas ao ensino da língua materna e de línguas estrangeiras e ao desenvolvimento da escrita no Ensino Fundamental, por exemplo, como elementos que valorizam o significado do texto.

Palabras clave : Emoji; Língua escrita; Ensino da língua materna; Ensino da língua estrangeira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )