SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Formação e alfabetização de professores da ELE: da competência linguagem à competência tecnológicaQuando a língua escrita se aproxima a língua oral: competências linguísticas no discurso acadêmico de alunos do grau de Ensino Primário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

PARRADO-COLLANTES, Milagrosa  e  ESTRADA-CHICHON, José Luis. Emoji e expressão escrita: possibilidades de aplicação e desenvolvimento em línguas maternas e estrangeiras. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3528.  Epub 05-Jan-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3528.

Este trabalho explora as possibilidades de aplicar emoji como elementos visuais com natureza conceitual ao desenvolvimento da escrita em ambientes acadêmicos para línguas maternas e estrangeiras. Os resultados estão focados na análise de 620 emojis embutidos nos comentários feitos por estudantes (N=18) da licenciatura em Educação Primária (2019-2020) da Universidade de Cádiz, Espanha, em espanhol e inglês, respectivamente, em oito fotos enviadas à rede social Instagram. Estes emojis são classificados em oito categorias de acordo com a Emojipedia, mostrando comportamento semelhante em ambas as línguas a partir de três focos principais de análise: distribution, uses e utterances (DANESI, 2016). O estudo termina justificando o valor manifestamente conceitual dos emojis, podendo vislumbrar suas aplicações didáticas ao ensino da língua materna e de línguas estrangeiras e ao desenvolvimento da escrita no Ensino Fundamental, por exemplo, como elementos que valorizam o significado do texto.

Palavras-chave : Emoji; Língua escrita; Ensino da língua materna; Ensino da língua estrangeira.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )