SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Emoji and written language: application and development possibilities in mother tongue and foreign language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

EZQUERRO, Aurora Martínez. Quando a língua escrita se aproxima a língua oral: competências linguísticas no discurso acadêmico de alunos do grau de Ensino Primário. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3502.  Epub Jan 04, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3502.

Os estudantes universitários devem mostrar domínio das habilidades de comunicação em sua atividade acadêmica. As diversas práticas discursivas que enfrentam no desenvolvimento de suas tarefas mostram, em muitas ocasiões, que essas habilidades não foram adequadamente alcançadas e consequentemente indicam um conhecimento inadequado da competência linguística. Considerando essa deficiência, na presente pesquisa empírica, baseada num estudo de caso realizado com alunos do curso de licenciatura em Educação Básica (Universidade de La Rioja), analisa-se a competência linguístico-discursiva – com metodologia qualitativa – a partir do estudo das características linguísticas de práticas textuais acadêmicas nas quais fenômenos típicos da linguagem oral são apreciados. O grande corpus mostra que há uma profusão de características do registro informal e, portanto, os textos não estão adaptados à situação comunicativa. A formação de alunos por meio de programas de alfabetização poderia solucionar essas deficiências de competência, embora tal instrução deva ser um trabalho desenvolvido a partir de uma perspectiva transdisciplinar.

Keywords : Competência linguística; Linguagem oral; Alfabetização acadêmica; Treino inicial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )