SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Emoji y expresión escrita: posibilidades de aplicación y desarrollo en lenguas materna y extranjera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

EZQUERRO, Aurora Martínez. Quando a língua escrita se aproxima a língua oral: competências linguísticas no discurso acadêmico de alunos do grau de Ensino Primário. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3502.  Epub 04-Ene-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3502.

Os estudantes universitários devem mostrar domínio das habilidades de comunicação em sua atividade acadêmica. As diversas práticas discursivas que enfrentam no desenvolvimento de suas tarefas mostram, em muitas ocasiões, que essas habilidades não foram adequadamente alcançadas e consequentemente indicam um conhecimento inadequado da competência linguística. Considerando essa deficiência, na presente pesquisa empírica, baseada num estudo de caso realizado com alunos do curso de licenciatura em Educação Básica (Universidade de La Rioja), analisa-se a competência linguístico-discursiva – com metodologia qualitativa – a partir do estudo das características linguísticas de práticas textuais acadêmicas nas quais fenômenos típicos da linguagem oral são apreciados. O grande corpus mostra que há uma profusão de características do registro informal e, portanto, os textos não estão adaptados à situação comunicativa. A formação de alunos por meio de programas de alfabetização poderia solucionar essas deficiências de competência, embora tal instrução deva ser um trabalho desenvolvido a partir de uma perspectiva transdisciplinar.

Palabras clave : Competência linguística; Linguagem oral; Alfabetização acadêmica; Treino inicial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )