SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Emoji e expressão escrita: possibilidades de aplicação e desenvolvimento em línguas maternas e estrangeiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

EZQUERRO, Aurora Martínez. Quando a língua escrita se aproxima a língua oral: competências linguísticas no discurso acadêmico de alunos do grau de Ensino Primário. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3502.  Epub 04-Jan-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3502.

Os estudantes universitários devem mostrar domínio das habilidades de comunicação em sua atividade acadêmica. As diversas práticas discursivas que enfrentam no desenvolvimento de suas tarefas mostram, em muitas ocasiões, que essas habilidades não foram adequadamente alcançadas e consequentemente indicam um conhecimento inadequado da competência linguística. Considerando essa deficiência, na presente pesquisa empírica, baseada num estudo de caso realizado com alunos do curso de licenciatura em Educação Básica (Universidade de La Rioja), analisa-se a competência linguístico-discursiva – com metodologia qualitativa – a partir do estudo das características linguísticas de práticas textuais acadêmicas nas quais fenômenos típicos da linguagem oral são apreciados. O grande corpus mostra que há uma profusão de características do registro informal e, portanto, os textos não estão adaptados à situação comunicativa. A formação de alunos por meio de programas de alfabetização poderia solucionar essas deficiências de competência, embora tal instrução deva ser um trabalho desenvolvido a partir de uma perspectiva transdisciplinar.

Palavras-chave : Competência linguística; Linguagem oral; Alfabetização acadêmica; Treino inicial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )