Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação & Formação
versão On-line ISSN 2448-3583
Resumo
CORREIA, Sandro Costa e COLLING, Leandro. Quando a Pedagogia encontra o punhetódromo: masturbação em uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e4446. Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4446.
O texto analisa como a masturbação, realizada por adolescentes e jovens em situação de privação de liberdade, em uma unidade do sistema socioeducativo de Salvador, constitui-se em um importante foco para pensar sobre o controle da segurança coletiva, a reiteração e a subversão das normas de sexualidade dentro dos alojamentos e demais espaços de convivência. Por isso, argumenta-se que a masturbação pode ser utilizada por uma pedagogia que considere o erotismo como parte fundamental da vida das pessoas, sem negligenciar a existência das práticas sexuais no âmbito da privação de liberdade e como elas podem estabelecer vínculos que ultrapassem o lugar da violência e gerem solidariedade, prazer e aprendizado.
Palavras-chave : Sexualidade; Pedagogia; Socioeducativo.