SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2As justificativas de gênero para a transgressão na escolaEducação Sexual Integral na Argentina e performatividade: uma abordagem filosófica feminista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

CORREIA, Sandro Costa  e  COLLING, Leandro. Quando a Pedagogia encontra o punhetódromo: masturbação em uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e4446.  Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4446.

O texto analisa como a masturbação, realizada por adolescentes e jovens em situação de privação de liberdade, em uma unidade do sistema socioeducativo de Salvador, constitui-se em um importante foco para pensar sobre o controle da segurança coletiva, a reiteração e a subversão das normas de sexualidade dentro dos alojamentos e demais espaços de convivência. Por isso, argumenta-se que a masturbação pode ser utilizada por uma pedagogia que considere o erotismo como parte fundamental da vida das pessoas, sem negligenciar a existência das práticas sexuais no âmbito da privação de liberdade e como elas podem estabelecer vínculos que ultrapassem o lugar da violência e gerem solidariedade, prazer e aprendizado.

Palavras-chave : Sexualidade; Pedagogia; Socioeducativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )