SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Cuando la Pedagogía se encuentra con el punhetódromo: la masturbación en una Comunidad de Asistencia Social de SalvadorEducación y empoderamiento femenino: estrategias pedagógicas de los grupos de humanización para el parto y el nacimiento en Belém do Pará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

GODOY, Elsa Daniela. Educação Sexual Integral na Argentina e performatividade: uma abordagem filosófica feminista. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e4448.  Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4448.

Realiza-se uma análise filosófica da performatividade de Judith Butler em relação à Educação Sexual Integral, que nos permite compreender a matriz heterossexista de inteligibilidade implícita nas pedagogias de gênero e sexualidade. No contexto da implementação da Educação Sexual Integral na Argentina, com base em pesquisas sobre suas conquistas e desafios, argumenta-se que esta perspectiva de gênero contribui para a superação de abordagens binárias que estigmatizam a diversidade sexual. Como contribuição interdisciplinar para o campo educacional, a reflexão a partir da performatividade potencializa mudanças nos conteúdos curriculares que os movimentos queer e feministas exigem, bem como deslocamentos libertadores das normas nas práticas escolares.

Palabras clave : Performatividade; ESI; Gênero; Diversidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )