SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Educación y empoderamiento femenino: estrategias pedagógicas de los grupos de humanización para el parto y el nacimiento en Belém do Pará“Prohibida la igualdad de género en este establecimiento”: discursos políticos sobre la aprobación de la “Ley de Ideología de Género” en Santa Rita, Patos y Campina Grande - Paraíba (2017-2018) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

BUTLER, Judith. Diferença sexual como uma questão de ética: alteridades da carne em Irigaray e Merleau-Ponty. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e5204.  Epub 26-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5204.

O presente artigo realiza um cruzamento entre a abordagem da filósofa feminista Luce Irigaray, fazendo referência principalmente à sua obra An ethics of sexual difference, e a perspectiva do filósofo Maurice Merleau-Ponty, evidenciando, especialmente, o capítulo “O entrelaçamento - O quiasma”, da obra póstuma O visível e o invisível. Irigaray tem uma espécie de relação ambivalente na forma que se coloca frente aos textos de filósofos masculinos. Incorporando ao seu próprio texto a tradição filosófica, Irigaray envolve-se com Merleau-Ponty por um “entrelaçamento”, característico das relações da carne merleau-pontiana. Vale salientar que este artigo é unificado pelo propósito da elaboração do que Irigaray chama de relação ética entre os sexos. Para ela, tal relação consiste na pergunta “Quem é você?”. O vasto debate envolvendo ética, diferença sexual e alteridades da carne vai sendo tecido sob a análise dos dois grandes filósofos.

Palabras clave : Diferença sexual; Ética; Alteridade; Carne; Entrelaçamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )