SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Educação e empoderamento feminino: estratégias pedagógicas de grupos de humanização do parto e nascimento em Belém do Pará“É proibida a igualdade de gênero nesse estabelecimento”: discursos sobre a “Lei da Ideologia de Gênero” em Santa Rita, Patos e Campina Grande - Paraíba (2017-2018) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

BUTLER, Judith. Diferença sexual como uma questão de ética: alteridades da carne em Irigaray e Merleau-Ponty. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e5204.  Epub 26-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5204.

O presente artigo realiza um cruzamento entre a abordagem da filósofa feminista Luce Irigaray, fazendo referência principalmente à sua obra An ethics of sexual difference, e a perspectiva do filósofo Maurice Merleau-Ponty, evidenciando, especialmente, o capítulo “O entrelaçamento - O quiasma”, da obra póstuma O visível e o invisível. Irigaray tem uma espécie de relação ambivalente na forma que se coloca frente aos textos de filósofos masculinos. Incorporando ao seu próprio texto a tradição filosófica, Irigaray envolve-se com Merleau-Ponty por um “entrelaçamento”, característico das relações da carne merleau-pontiana. Vale salientar que este artigo é unificado pelo propósito da elaboração do que Irigaray chama de relação ética entre os sexos. Para ela, tal relação consiste na pergunta “Quem é você?”. O vasto debate envolvendo ética, diferença sexual e alteridades da carne vai sendo tecido sob a análise dos dois grandes filósofos.

Palavras-chave : Diferença sexual; Ética; Alteridade; Carne; Entrelaçamento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )