SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Diferença sexual como uma questão de ética: alteridades da carne em Irigaray e Merleau-PontyPedagogias da masculinidade: reflexões acerca de processos de subjetivação de homens professores da EJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

ARRUDA, Guilherme de Lima  e  SOARES JUNIOR, Azemar dos Santos. “É proibida a igualdade de gênero nesse estabelecimento”: discursos sobre a “Lei da Ideologia de Gênero” em Santa Rita, Patos e Campina Grande - Paraíba (2017-2018). Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e4189.  Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4189.

Este artigo tem por objetivo analisar os discursos dos parlamentares que propuseram a chamada “Lei da Ideologia de Gênero” nos municípios de Santa Rita, Patos e Campina Grande, no estado da Paraíba. Essas leis foram propostas e aprovadas a partir de embasamentos ideológicos cristãos, de um modelo tradicional de família e de uma visão deturpada da teoria marista, com a finalidade de proibir o debate de gênero nas escolas públicas e privadas dos referidos municípios. Metodologicamente se utiliza a proposta da análise do discurso a partir de Foucault (2014), que visa perceber a produção discursiva como um exercício de leitura, interpretação e produção de um outro/novo discurso. Para tanto, debruça-se sobre as entrevistas feitas com os três parlamentares no sentido de perceber seus interesses e “ideologias” defendidas. Ideologia, gênero e educação são categorias fundamentais para o diálogo teórico neste texto. Portanto, conclui-se que a chamada “Lei da Ideologia de Gênero” funcionou como um dispositivo proibitivo e punitivo, mas que também gerou alguns tipos de resistências.

Palavras-chave : Ideologia de gênero; Gênero; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )