Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação & Formação
versão On-line ISSN 2448-3583
Resumo
BITTENCOURT, Daniella Rocha e BASSALO, Lucélia de Moraes Braga. O corpo é voz, mas na Educação Física não: compreensões sobre corpo na formação docente. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e4091. Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4091.
O trânsito de sentidos e significados que emergem dos entendimentos de estudantes de Educação de Física sobre o corpo e, mais especificamente, sobre o corpo no campo de atuação e formação na Educação Física é o que move a tessitura deste artigo. Trata-se de uma investigação qualitativa reconstrutiva que intencionou delinear os significados do corpo e, mais especificamente, sobre o corpo no campo da Educação Física dialogando com a Fenomenologia Social. Para a reunião de dados, optou-se pela Entrevista Narrativa e, para a análise, o Método Documentário. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de uma universidade pública do município de Belém, Pará. Os resultados denotam uma disputa de concepções sobre o corpo que se delineiam a partir da natureza biológica e de marcadores sociais e culturais, indicando fragilidades sobre o objeto de estudo da Educação Física, o corpo.
Palavras-chave : Formação de Professores/as; Corpo; Educação Física.