SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O corpo é voz, mas na Educação Física não: compreensões sobre corpo na formação docenteEstereótipos de gênero e programas educacionais ocultos em educação na França. Uma revisão da literatura sobre desigualdades ocultas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

LIMA, Ana Cristina Pereira. Da maternidade (re)negada: mães solteiras e mulheres infanticidas no Ceará oitocentista. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e4115.  Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4115.

O artigo busca analisar as experiências de mães solteiras e mulheres infanticidas na segunda metade do século XIX, destacando as formas como foram representadas na imprensa cearense do período. As disputas em torno da formulação de padrões hegemônicos de família nos Oitocentos revelaram a multiplicidade de sujeitos e formas de ordenamento familiar, evidenciando histórias de protagonismo feminino na condução de seus lares e na (re)definição de valores e práticas acerca da maternidade. Nesse sentido, tanto as formas de nomear, representar e punir os delitos contra a honra e o crime de infanticídio quanto as maneiras como as mulheres expressaram outros valores e afetos acerca do casamento e dos filhos fazem parte do objeto de estudo aqui apresentado. Para tanto, esta pesquisa utilizou como fontes jornais, documentos oficiais, boletins policiais e textos literários.

Palavras-chave : Mulheres; Maternidade; Família; Infanticídio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )