SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Maternidad negada: madres solteras y mujeres infanticidas en Ceará en el siglo XIXPráctica pedagógica de profesoras principiantes de alfabetización: procesos de producción y contribuciones a la formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

GLEYSER, Jacques. Estereótipos de gênero e programas educacionais ocultos em educação na França. Uma revisão da literatura sobre desigualdades ocultas. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e4625.  Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4625.

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica ampla e alguns estudos especializados e originais sobre o tema da igualdade de gênero nas escolas francesas. Inicialmente, propõe-se uma delimitação teórica dos conceitos de gênero e sexo através dos papéis de gênero. Em seguida, após uma breve análise histórica, mostra-se como o sistema de coeducação introduzido em 1976 em todas as escolas francesas não corresponde à igualdade de oportunidades ou de tratamento para meninas e meninos. Os preconceitos e estereótipos de gênero ainda estão muito presentes. De forma sintética, apontam-se facetas desses estereótipos nos diferentes níveis de escolaridade e na maioria das disciplinas, explorando inclusive questões como a transgressão das regras escolares e a punição.

Palabras clave : Gênero; Igualdade; Menina-Menino; Escola; Ensino.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )