Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação & Formação
versão On-line ISSN 2448-3583
Resumo
GLEYSER, Jacques. Estereótipos de gênero e programas educacionais ocultos em educação na França. Uma revisão da literatura sobre desigualdades ocultas. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e4625. Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4625.
O artigo apresenta uma revisão bibliográfica ampla e alguns estudos especializados e originais sobre o tema da igualdade de gênero nas escolas francesas. Inicialmente, propõe-se uma delimitação teórica dos conceitos de gênero e sexo através dos papéis de gênero. Em seguida, após uma breve análise histórica, mostra-se como o sistema de coeducação introduzido em 1976 em todas as escolas francesas não corresponde à igualdade de oportunidades ou de tratamento para meninas e meninos. Os preconceitos e estereótipos de gênero ainda estão muito presentes. De forma sintética, apontam-se facetas desses estereótipos nos diferentes níveis de escolaridade e na maioria das disciplinas, explorando inclusive questões como a transgressão das regras escolares e a punição.
Palavras-chave : Gênero; Igualdade; Menina-Menino; Escola; Ensino.