SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Da maternidade (re)negada: mães solteiras e mulheres infanticidas no Ceará oitocentistaPrática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes: processos de produção e contribuições para a formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

GLEYSER, Jacques. Estereótipos de gênero e programas educacionais ocultos em educação na França. Uma revisão da literatura sobre desigualdades ocultas. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e4625.  Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4625.

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica ampla e alguns estudos especializados e originais sobre o tema da igualdade de gênero nas escolas francesas. Inicialmente, propõe-se uma delimitação teórica dos conceitos de gênero e sexo através dos papéis de gênero. Em seguida, após uma breve análise histórica, mostra-se como o sistema de coeducação introduzido em 1976 em todas as escolas francesas não corresponde à igualdade de oportunidades ou de tratamento para meninas e meninos. Os preconceitos e estereótipos de gênero ainda estão muito presentes. De forma sintética, apontam-se facetas desses estereótipos nos diferentes níveis de escolaridade e na maioria das disciplinas, explorando inclusive questões como a transgressão das regras escolares e a punição.

Palavras-chave : Gênero; Igualdade; Menina-Menino; Escola; Ensino.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )