SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Gender stereotypes and hidden education programs in education in France. A literature review on hidden inequalitiesThe contribution of active methodologies to the pedagogical practice of university professors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

CARTAXO, Simone Regina Manosso  and  SCOS, Josemary. Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes: processos de produção e contribuições para a formação. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e3434.  Epub Apr 20, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3434.

Neste artigo, analisa-se o processo de produção da prática pedagógica das professoras alfabetizadoras iniciantes, a fim de contribuir para a sua formação. O referencial teórico está fundamentado na compreensão da teoria como expressão da prática (MARTINS, 1996). A pesquisa é qualitativa e a análise fundamentou-se em Bardin (2011). Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados em 40 escolas de uma Rede Municipal de Ensino e de entrevistas semiestruturadas com 17 professoras. Os resultados indicam que a prática pedagógica das docentes se constitui por desafios, por determinantes externos e internos e por estratégias produzidas a partir dos problemas originados na prática. O processo formativo dessas professoras requer ampliação dos espaços coletivos de trabalho e compreensão da especificidade da alfabetização.

Keywords : Professora alfabetizadora; Formação docente; Desenvolvimento profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )