Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação & Formação
versão On-line ISSN 2448-3583
Resumo
CARTAXO, Simone Regina Manosso e SCOS, Josemary. Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes: processos de produção e contribuições para a formação. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e3434. Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3434.
Neste artigo, analisa-se o processo de produção da prática pedagógica das professoras alfabetizadoras iniciantes, a fim de contribuir para a sua formação. O referencial teórico está fundamentado na compreensão da teoria como expressão da prática (MARTINS, 1996). A pesquisa é qualitativa e a análise fundamentou-se em Bardin (2011). Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados em 40 escolas de uma Rede Municipal de Ensino e de entrevistas semiestruturadas com 17 professoras. Os resultados indicam que a prática pedagógica das docentes se constitui por desafios, por determinantes externos e internos e por estratégias produzidas a partir dos problemas originados na prática. O processo formativo dessas professoras requer ampliação dos espaços coletivos de trabalho e compreensão da especificidade da alfabetização.
Palavras-chave : Professora alfabetizadora; Formação docente; Desenvolvimento profissional.