SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Estereótipos de gênero e programas educacionais ocultos em educação na França. Uma revisão da literatura sobre desigualdades ocultasA contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

CARTAXO, Simone Regina Manosso  e  SCOS, Josemary. Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes: processos de produção e contribuições para a formação. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e3434.  Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3434.

Neste artigo, analisa-se o processo de produção da prática pedagógica das professoras alfabetizadoras iniciantes, a fim de contribuir para a sua formação. O referencial teórico está fundamentado na compreensão da teoria como expressão da prática (MARTINS, 1996). A pesquisa é qualitativa e a análise fundamentou-se em Bardin (2011). Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados em 40 escolas de uma Rede Municipal de Ensino e de entrevistas semiestruturadas com 17 professoras. Os resultados indicam que a prática pedagógica das docentes se constitui por desafios, por determinantes externos e internos e por estratégias produzidas a partir dos problemas originados na prática. O processo formativo dessas professoras requer ampliação dos espaços coletivos de trabalho e compreensão da especificidade da alfabetização.

Palavras-chave : Professora alfabetizadora; Formação docente; Desenvolvimento profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )