SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Pedagogical practice of beginning literacy teachers: production processes and contributions to trainingScenarios of teaching written production in pre-service teacher education programs: challenges for a public university in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

BLASZKO, Caroline Elizabel; CLARO, Ana Lúcia de Araújo  and  UJIIE, Nájela Tavares. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e3908.  Epub Apr 20, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3908.

Este trabalho se origina da pesquisa realizada com professores universitários que fazem parte do grupo de pesquisa que investiga os Paradigmas Educacionais e Formação de Professores, vinculado à Linha de Pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade de grande porte na cidade de Curitiba, Paraná. Objetivou-se compreender a contribuição das metodologias ativas para a prática docente dos professores universitários. A metodologia utilizada pauta-se em uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que prima por interpretar, de modo analítico, os dados captados no decurso da pesquisa. A partir das análises dos dados, foi possível verificar que a proposta das metodologias ativas pode se constituir como uma proposta de ensino numa visão complexa ou holística, que possibilita uma aprendizagem significativa para os alunos, protagonistas da construção do conhecimento de forma autônoma, crítica, reflexiva e participativa.

Keywords : Ensino superior; Metodologias ativas; Aprendizagem; Prática pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )