SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2The contribution of active methodologies to the pedagogical practice of university professorsTeaching profile in private higher education and Enade performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

IRALA, Valesca Brasil  and  BIHAIN, Anderson Jeske. Cenários da produção docente nas licenciaturas: desafios para uma universidade pública no Sul do Brasil. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e3982.  Epub Apr 20, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3982.

Este texto objetiva mapear, em uma instituição pública do Sul do Brasil, o cenário da produção docente no que tange à escolha dos veículos utilizados para socializar resultados de pesquisa, com ênfase nos professores dos cursos de licenciatura. Caracteriza-se como um estudo descritivo de dados extraídos da produção declarada por 400 docentes em um período de três anos (2016-2018). Identificaram-se os níveis de ensino predominantemente investigados (principalmente a Educação Básica), a área do conhecimento com maior produção (Ciências da Natureza) e os enfoques orientativos (Metodologias de Ensino e Formação de Professores - Inicial e Continuada). Também foi constatado que a maioria dos artigos foram publicados em língua portuguesa, bem como o padrão quantitativo dominante por docente foi de uma a cinco produções durante o período trienal analisado. Como prognóstico, indica-se a necessidade de serem pensados mecanismos para a formação continuada dos docentes universitários não apenas no âmbito do ensino, mas também no da pesquisa.

Keywords : Ensino Superior; Formação de pesquisadores; Licenciatura; Produtividade científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )