SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2La contribución de las metodologías activas a la práctica pedagógica de los docentes universitariosEl perfil docente em educación superior privada y el desempeño em el Enade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

IRALA, Valesca Brasil  y  BIHAIN, Anderson Jeske. Cenários da produção docente nas licenciaturas: desafios para uma universidade pública no Sul do Brasil. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e3982.  Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3982.

Este texto objetiva mapear, em uma instituição pública do Sul do Brasil, o cenário da produção docente no que tange à escolha dos veículos utilizados para socializar resultados de pesquisa, com ênfase nos professores dos cursos de licenciatura. Caracteriza-se como um estudo descritivo de dados extraídos da produção declarada por 400 docentes em um período de três anos (2016-2018). Identificaram-se os níveis de ensino predominantemente investigados (principalmente a Educação Básica), a área do conhecimento com maior produção (Ciências da Natureza) e os enfoques orientativos (Metodologias de Ensino e Formação de Professores - Inicial e Continuada). Também foi constatado que a maioria dos artigos foram publicados em língua portuguesa, bem como o padrão quantitativo dominante por docente foi de uma a cinco produções durante o período trienal analisado. Como prognóstico, indica-se a necessidade de serem pensados mecanismos para a formação continuada dos docentes universitários não apenas no âmbito do ensino, mas também no da pesquisa.

Palabras clave : Ensino Superior; Formação de pesquisadores; Licenciatura; Produtividade científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )