SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitáriosO perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no Enade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

IRALA, Valesca Brasil  e  BIHAIN, Anderson Jeske. Cenários da produção docente nas licenciaturas: desafios para uma universidade pública no Sul do Brasil. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e3982.  Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3982.

Este texto objetiva mapear, em uma instituição pública do Sul do Brasil, o cenário da produção docente no que tange à escolha dos veículos utilizados para socializar resultados de pesquisa, com ênfase nos professores dos cursos de licenciatura. Caracteriza-se como um estudo descritivo de dados extraídos da produção declarada por 400 docentes em um período de três anos (2016-2018). Identificaram-se os níveis de ensino predominantemente investigados (principalmente a Educação Básica), a área do conhecimento com maior produção (Ciências da Natureza) e os enfoques orientativos (Metodologias de Ensino e Formação de Professores - Inicial e Continuada). Também foi constatado que a maioria dos artigos foram publicados em língua portuguesa, bem como o padrão quantitativo dominante por docente foi de uma a cinco produções durante o período trienal analisado. Como prognóstico, indica-se a necessidade de serem pensados mecanismos para a formação continuada dos docentes universitários não apenas no âmbito do ensino, mas também no da pesquisa.

Palavras-chave : Ensino Superior; Formação de pesquisadores; Licenciatura; Produtividade científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )