SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Escenarios de producción docente en carreras de profesorado: desafíos para una universidad pública del Sur de BrasilHabilidades socio-emocionales: de la BNCC a las aulas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  y  SCHNEIKER, Daniel. O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no Enade. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e4194.  Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4194.

O artigo tem por objetivo relacionar características do perfil da docência no ensino superior ao desempenho acadêmico dos estudantes de instituições de ensino superior privadas, medido pela média do conceito recebido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Trata-se de estudo descritivo, utilizando dados do referido exame (2016 e 2017) e microdados dos docentes e instituições de ensino superior (2016 e 2017) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em que se verificou o impacto de diversas variáveis na média do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes por instituição. Foi aplicada uma regressão linear múltipla, a partir da qual se encontrou que os fatores positivos mais significantes estão relacionados ao grau de escolaridade da docência. Os resultados indicaram também que o regime de trabalho dos docentes não demonstrou ser uma variável que agrega valor ao desempenho dos estudantes no mencionado exame.

Palabras clave : Docência; Enade; Instituições de ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )