SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Cenários da produção docente nas licenciaturas: desafios para uma universidade pública no Sul do BrasilHabilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  e  SCHNEIKER, Daniel. O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no Enade. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e4194.  Epub 20-Abr-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4194.

O artigo tem por objetivo relacionar características do perfil da docência no ensino superior ao desempenho acadêmico dos estudantes de instituições de ensino superior privadas, medido pela média do conceito recebido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Trata-se de estudo descritivo, utilizando dados do referido exame (2016 e 2017) e microdados dos docentes e instituições de ensino superior (2016 e 2017) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em que se verificou o impacto de diversas variáveis na média do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes por instituição. Foi aplicada uma regressão linear múltipla, a partir da qual se encontrou que os fatores positivos mais significantes estão relacionados ao grau de escolaridade da docência. Os resultados indicaram também que o regime de trabalho dos docentes não demonstrou ser uma variável que agrega valor ao desempenho dos estudantes no mencionado exame.

Palavras-chave : Docência; Enade; Instituições de ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )