SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Las contribuciones del profesor universitario para el engagement académico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

DELGADO-MENDEZ, Jesus Manuel; DIAS-TRINDADE, Sara  y  MOREIRA, José António. Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e4180.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4180.

Inspirado no Conselho da Europa, que defende que a população carcerária tenha acesso a programas de educação e formação, integrado no modelo pedagógico adaptado por Moreira (2017) e testado por Dias-Trindade e Moreira (2019) em estabelecimentos prisionais portugueses e procurando dar resposta à necessidade de atender a uma população habitualmente excluída e crescente, este estudo apresenta os resultados de um projeto que explorou, através de um ambiente híbrido de aprendizagem, a relação entre ambiente e cidadania entre os reclusos de um Estabelecimento Prisional na região do Porto (Portugal) no início de 2020. Os resultados, de teor qualitativo, permitiram definir alguns balizadores de imagens mentais e posicionamentos pessoais, fundamentados em metodologias anteriormente testadas por Doménech, López e Velasco (2011) e Moreira e Dias-Trindade (2020). Conclui-se que dinâmicas complementares desenvolvidas nestes ambientes de aprendizagem podem contribuir tanto na aquisição de conhecimentos como de competências cidadãs associadas à relação Homem-Natureza.

Palabras clave : Dinâmica de grupo; Educação a Distância; Cidadania e educação; Educação ambiental; Educação na prisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )