SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3As contribuições do professor universitário para o engagement acadêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

DELGADO-MENDEZ, Jesus Manuel; DIAS-TRINDADE, Sara  e  MOREIRA, José António. Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e4180.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4180.

Inspirado no Conselho da Europa, que defende que a população carcerária tenha acesso a programas de educação e formação, integrado no modelo pedagógico adaptado por Moreira (2017) e testado por Dias-Trindade e Moreira (2019) em estabelecimentos prisionais portugueses e procurando dar resposta à necessidade de atender a uma população habitualmente excluída e crescente, este estudo apresenta os resultados de um projeto que explorou, através de um ambiente híbrido de aprendizagem, a relação entre ambiente e cidadania entre os reclusos de um Estabelecimento Prisional na região do Porto (Portugal) no início de 2020. Os resultados, de teor qualitativo, permitiram definir alguns balizadores de imagens mentais e posicionamentos pessoais, fundamentados em metodologias anteriormente testadas por Doménech, López e Velasco (2011) e Moreira e Dias-Trindade (2020). Conclui-se que dinâmicas complementares desenvolvidas nestes ambientes de aprendizagem podem contribuir tanto na aquisição de conhecimentos como de competências cidadãs associadas à relação Homem-Natureza.

Palavras-chave : Dinâmica de grupo; Educação a Distância; Cidadania e educação; Educação ambiental; Educação na prisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )