SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Environmental education and citizenship in a prison environment: results of a study with inmates in PortugalThe perception of student-teachers about Parfor's contributions to pedagogical practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

ROSSI, Emili; BITTENCOURT, Zoraia Aguiar  and  MARQUEZAN, Fernanda Figueira. As contribuições do professor universitário para o engagement acadêmico. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e4609.  Epub Aug 11, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4609.

A pesquisa objetivou compreender como o professor universitário contribui para o engagement acadêmico no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, Rio Grande do Sul, na perspectiva de estudantes do curso. Para tal, foram entregues 139 questionários a estudantes de diferentes semestres do curso contendo perguntas relacionadas à identificação do perfil dos professores e de aulas que atraem e envolvem os estudantes. Os resultados foram divididos em duas categorias - (I) Características e práticas docentes valorizadas pelos estudantes e (II) Projeções dos estudantes para seus futuros profissionais - e analisados pela perspectiva da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Conclui-se que as contribuições dos professores para o engagement estudantil se dão por meio de propostas de aprendizagem ativa, vivências significativas e uma relação de confiança e segurança entre professor e alunos. Por fim, considerando a ausência de instrumentos brasileiros para avaliar o engagement acadêmico, são apresentados possíveis indicadores de como instrumentalizar esta avaliação.

Keywords : Educação Superior; Engagement acadêmico; Aprendizagem; Professor universitário.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )