SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Educación ambiental y ciudadanía en un entorno carcelario: resultados de un estudio con presos en PortugalLa percepción de las estudiantes-profesoras sobre las contribuciones del Parfor a la práctica pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

ROSSI, Emili; BITTENCOURT, Zoraia Aguiar  y  MARQUEZAN, Fernanda Figueira. As contribuições do professor universitário para o engagement acadêmico. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e4609.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4609.

A pesquisa objetivou compreender como o professor universitário contribui para o engagement acadêmico no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, Rio Grande do Sul, na perspectiva de estudantes do curso. Para tal, foram entregues 139 questionários a estudantes de diferentes semestres do curso contendo perguntas relacionadas à identificação do perfil dos professores e de aulas que atraem e envolvem os estudantes. Os resultados foram divididos em duas categorias - (I) Características e práticas docentes valorizadas pelos estudantes e (II) Projeções dos estudantes para seus futuros profissionais - e analisados pela perspectiva da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Conclui-se que as contribuições dos professores para o engagement estudantil se dão por meio de propostas de aprendizagem ativa, vivências significativas e uma relação de confiança e segurança entre professor e alunos. Por fim, considerando a ausência de instrumentos brasileiros para avaliar o engagement acadêmico, são apresentados possíveis indicadores de como instrumentalizar esta avaliação.

Palabras clave : Educação Superior; Engagement acadêmico; Aprendizagem; Professor universitário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )