SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em PortugalA percepção de professoras cursistas do Parfor sobre as contribuições do Parfor à prática pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

ROSSI, Emili; BITTENCOURT, Zoraia Aguiar  e  MARQUEZAN, Fernanda Figueira. As contribuições do professor universitário para o engagement acadêmico. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e4609.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4609.

A pesquisa objetivou compreender como o professor universitário contribui para o engagement acadêmico no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, Rio Grande do Sul, na perspectiva de estudantes do curso. Para tal, foram entregues 139 questionários a estudantes de diferentes semestres do curso contendo perguntas relacionadas à identificação do perfil dos professores e de aulas que atraem e envolvem os estudantes. Os resultados foram divididos em duas categorias - (I) Características e práticas docentes valorizadas pelos estudantes e (II) Projeções dos estudantes para seus futuros profissionais - e analisados pela perspectiva da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Conclui-se que as contribuições dos professores para o engagement estudantil se dão por meio de propostas de aprendizagem ativa, vivências significativas e uma relação de confiança e segurança entre professor e alunos. Por fim, considerando a ausência de instrumentos brasileiros para avaliar o engagement acadêmico, são apresentados possíveis indicadores de como instrumentalizar esta avaliação.

Palavras-chave : Educação Superior; Engagement acadêmico; Aprendizagem; Professor universitário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )