SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Las contribuciones del profesor universitario para el engagement académicoLa estrategia de inferencia en la comprensión lectora. Estudio exploratorio en el contexto de la enseñanza del Español como Lengua Extranjera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

SCHUETZ, Paulo Pedro; GOMES, Gabriel Vitor Acioly  y  CARDOSO, Lucila Moraes. A percepção de professoras cursistas do Parfor sobre as contribuições do Parfor à prática pedagógica. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e4646.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4646.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica visa oferecer aos professores acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. Objetivou-se analisar a percepção de professoras cursistas de Pedagogia do referido plano na região do Cariri, interior do Ceará, sobre a sua ação docente à luz da epistemologia da prática. Um docente do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica solicitou que as professoras cursistas do plano respondessem a um questionário com perguntas sobre a formação delas para a docência. O questionário foi respondido por 13 docentes e posteriormente houve reflexões durante as aulas. A partir de uma análise qualitativa do material, os resultados sugeriram distância entre a formação inicial e as demandas de sala de aula e diferentes motivações para o ingresso na docência. Concluiu-se que é preciso discutir sobre as realidades profissionais e sociais para que ocorra aproximação com a epistemologia da prática.

Palabras clave : Formação de professores; Qualificação para o magistério; Docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )