SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3As contribuições do professor universitário para o engagement acadêmicoA estratégia de inferência na compreensão da leitura. Um estudo exploratório no contexto do ensino do Espanhol como Língua Estrangeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

SCHUETZ, Paulo Pedro; GOMES, Gabriel Vitor Acioly  e  CARDOSO, Lucila Moraes. A percepção de professoras cursistas do Parfor sobre as contribuições do Parfor à prática pedagógica. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e4646.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4646.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica visa oferecer aos professores acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. Objetivou-se analisar a percepção de professoras cursistas de Pedagogia do referido plano na região do Cariri, interior do Ceará, sobre a sua ação docente à luz da epistemologia da prática. Um docente do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica solicitou que as professoras cursistas do plano respondessem a um questionário com perguntas sobre a formação delas para a docência. O questionário foi respondido por 13 docentes e posteriormente houve reflexões durante as aulas. A partir de uma análise qualitativa do material, os resultados sugeriram distância entre a formação inicial e as demandas de sala de aula e diferentes motivações para o ingresso na docência. Concluiu-se que é preciso discutir sobre as realidades profissionais e sociais para que ocorra aproximação com a epistemologia da prática.

Palavras-chave : Formação de professores; Qualificação para o magistério; Docência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )