SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3A percepção de professoras cursistas do Parfor sobre as contribuições do Parfor à prática pedagógicaSatisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

QUESADA, Lina Hamel; SIMON, Yessy Villavicencio  e  CATHCART, Mercedes Causse. A estratégia de inferência na compreensão da leitura. Um estudo exploratório no contexto do ensino do Espanhol como Língua Estrangeira. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e4804.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4804.

O artigo é o resultado final da dissertação de mestrado em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira na Universidade do Oriente, Cuba. Apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos sobre a estratégia de inferência dentro do processo de compreensão da leitura nesta área do conhecimento. A metodologia utilizada é a revisão de literatura com uma abordagem qualitativa e exploratória (HERNÁNDEZ; FERNÁNDEZ; BAPTISTA, 2014). Os resultados indicam a importância da estratégia de inferência como uma ferramenta essencial para a interpretação de diferentes tipos de textos em línguas estrangeiras, especificamente, o espanhol. Nesta ordem, é proposto um conjunto de atividades inferenciais como exemplo e se conclui que o desenho de uma sequência didática com ênfase no tratamento da estratégia de inferência contribui para a melhoria do processo de compreensão da leitura para um nível de língua B1 em Espanhol como Língua Estrangeira.

Palavras-chave : Compreensão da leitura; Espanhol como Língua Estrangeira; Estratégia de Inferência; Sequência didática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )