SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3The strategy of inference in reading comprehension. An exploratory study in the context of teaching Spanish as a Foreign LanguageThe specialization course in Instrumental Informatics for Basic Education Teachers/UFRGS: privileged research themes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

CAMPIRA, Farissai Pedro; ALMEIDA, Leandro Silva  and  ARAUJO, Alexandra M.. Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e4913.  Epub Aug 11, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913.

A expansão do ensino superior em Moçambique tem associado uma maior diversificação sociocultural dos estudantes, permitindo o ingresso de alunos das classes sociais mais desfavorecidas. No entanto, são também estes os discentes que mais dificuldades experienciam na sua adaptação, sucesso e permanência. Em face desta constatação, o presente artigo analisa a satisfação acadêmica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência acadêmica. Participaram do estudo 30 alunos de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os educandos realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências acadêmicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que apontam maior insatisfação junto dos alunos universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos universitários com as suas experiências acadêmicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional para promoção do envolvimento e do sucesso acadêmico desses discentes.

Keywords : Ensino superior; Satisfação acadêmica; Experiência acadêmica; Moçambique.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )