SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3A estratégia de inferência na compreensão da leitura. Um estudo exploratório no contexto do ensino do Espanhol como Língua EstrangeiraO curso de especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica/UFRGS: temáticas de pesquisa privilegiadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

CAMPIRA, Farissai Pedro; ALMEIDA, Leandro Silva  e  ARAUJO, Alexandra M.. Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e4913.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913.

A expansão do ensino superior em Moçambique tem associado uma maior diversificação sociocultural dos estudantes, permitindo o ingresso de alunos das classes sociais mais desfavorecidas. No entanto, são também estes os discentes que mais dificuldades experienciam na sua adaptação, sucesso e permanência. Em face desta constatação, o presente artigo analisa a satisfação acadêmica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência acadêmica. Participaram do estudo 30 alunos de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os educandos realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências acadêmicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que apontam maior insatisfação junto dos alunos universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos universitários com as suas experiências acadêmicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional para promoção do envolvimento e do sucesso acadêmico desses discentes.

Palavras-chave : Ensino superior; Satisfação acadêmica; Experiência acadêmica; Moçambique.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )