SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de MoçambiqueQualidade do serviço educativo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de uma universidade pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila  e  GOMES, Raquel Salcedo. O curso de especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica/UFRGS: temáticas de pesquisa privilegiadas. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e5192.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5192.

O objetivo desta investigação está em compreender os contornos da produção bibliográfica do curso de especialização lato sensu em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a partir da identificação das temáticas de pesquisa privilegiadas nas produções bibliográficas desenvolvidas pelos seus egressos (2010 e 2014). Na produção dos dados, utilizaram-se os princípios de Estado do Conhecimento, com foco na pesquisa de caráter histórico-bibliográfico, exploratório-investigativo e inventariante-descritivo, e, no processo analítico, utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Como resultados da investigação, destacou-se a complexidade existente na produção do conhecimento acadêmico do referido programa pela natureza interdisciplinar, de forma a possibilitar um engendramento multifacetado com diversas áreas do conhecimento para além da Informática na Educação. Como temáticas de pesquisa privilegiadas, encontraram-se questões articuláveis ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, fomento à formação docente e reconhecimento da gestão educacional como elementos de destaque na organização do trabalho pedagógico e da efetivação do exercício profissional.

Palavras-chave : Formação de professores; Informática e educação; Produção científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )