SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Quality of Educational Service at the Faculty of Social Sciences and Humanities of a Public UniversityDevelopment of Pedagogy as a discipline and its impact on Higher Education in France author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

POSTIGO-ZUMARAN, Julio Éfrain; ARIAS-CHAVEZ, Dennis  and  RAMOS-QUISPE, Teresa. Percepção de interação em sala de aula virtual e nível de habilidades sociais em estudantes universitários. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e5297.  Epub Aug 11, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5297.

O objetivo deste estudo é especificar a relação entre a percepção da interação em sala de aula e o nível de habilidades sociais. Foi realizado um estudo observacional transversal e correlacional em uma amostra de 507 alunos do sétimo ao décimo ciclo das escolas profissionais da filial em Arequipa de uma universidade privada peruana, recrutados eletronicamente em 2020. Os instrumentos aplicados foram a Escala de Percepção de Interação em Sala de Aula Virtual e a Escala de Habilidades Suaves. Os resultados mostram a existência de uma fraca relação positiva entre a percepção de interação em sala de aula virtual e as habilidades sociais. A correlação foi de 0,114, o tamanho do efeito é médio, sendo 0,3376389. Em termos de poder estatístico, o valor ultrapassa 0,80, obtendo-se o valor de 0,950. Conclui-se que existe uma relação significativa e positiva entre as variáveis, embora a relação entre as duas variáveis seja fraca.

Keywords : Interação em sala de aula virtual; Habilidades sociais; Estudantes universitários; Professores universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )