SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Calidad del servicio educativo en la Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades de una universidad públicaDesarrollo de la Pedagogía como disciplina y su impacto en la Educación Superior en Francia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

POSTIGO-ZUMARAN, Julio Éfrain; ARIAS-CHAVEZ, Dennis  y  RAMOS-QUISPE, Teresa. Percepção de interação em sala de aula virtual e nível de habilidades sociais em estudantes universitários. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e5297.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5297.

O objetivo deste estudo é especificar a relação entre a percepção da interação em sala de aula e o nível de habilidades sociais. Foi realizado um estudo observacional transversal e correlacional em uma amostra de 507 alunos do sétimo ao décimo ciclo das escolas profissionais da filial em Arequipa de uma universidade privada peruana, recrutados eletronicamente em 2020. Os instrumentos aplicados foram a Escala de Percepção de Interação em Sala de Aula Virtual e a Escala de Habilidades Suaves. Os resultados mostram a existência de uma fraca relação positiva entre a percepção de interação em sala de aula virtual e as habilidades sociais. A correlação foi de 0,114, o tamanho do efeito é médio, sendo 0,3376389. Em termos de poder estatístico, o valor ultrapassa 0,80, obtendo-se o valor de 0,950. Conclui-se que existe uma relação significativa e positiva entre as variáveis, embora a relação entre as duas variáveis seja fraca.

Palabras clave : Interação em sala de aula virtual; Habilidades sociais; Estudantes universitários; Professores universitários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )