SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Qualidade do serviço educativo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de uma universidade públicaDesenvolvimento da Pedagogia como disciplina e seu impacto no Ensino Superior na França índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

POSTIGO-ZUMARAN, Julio Éfrain; ARIAS-CHAVEZ, Dennis  e  RAMOS-QUISPE, Teresa. Percepção de interação em sala de aula virtual e nível de habilidades sociais em estudantes universitários. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e5297.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5297.

O objetivo deste estudo é especificar a relação entre a percepção da interação em sala de aula e o nível de habilidades sociais. Foi realizado um estudo observacional transversal e correlacional em uma amostra de 507 alunos do sétimo ao décimo ciclo das escolas profissionais da filial em Arequipa de uma universidade privada peruana, recrutados eletronicamente em 2020. Os instrumentos aplicados foram a Escala de Percepção de Interação em Sala de Aula Virtual e a Escala de Habilidades Suaves. Os resultados mostram a existência de uma fraca relação positiva entre a percepção de interação em sala de aula virtual e as habilidades sociais. A correlação foi de 0,114, o tamanho do efeito é médio, sendo 0,3376389. Em termos de poder estatístico, o valor ultrapassa 0,80, obtendo-se o valor de 0,950. Conclui-se que existe uma relação significativa e positiva entre as variáveis, embora a relação entre as duas variáveis seja fraca.

Palavras-chave : Interação em sala de aula virtual; Habilidades sociais; Estudantes universitários; Professores universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )