SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Perception of virtual classroom interaction and level of soft skills in college studentsThe main directions of the application of pedagogical innovations in modern times and the role of teachers in this activity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

SIANES-BAUTISTA, Alicia. Desenvolvimento da Pedagogia como disciplina e seu impacto no Ensino Superior na França. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e5324.  Epub Aug 11, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5324.

A pedagogia constitui uma disciplina que se desenvolveu de forma diferente na Europa. Em relação ao desacordo europeu sobre a Pedagogia e suas implicações, é evidente que a História da Educação desempenha um papel indiscutível e relevante. Este artigo estuda a evolução histórica da Pedagogia como disciplina acadêmica na França por meio de uma análise histórica e educacional rigorosa da origem e do desenvolvimento da Pedagogia científica. Os resultados mostram que na França coexistem duas tendências educacionais claramente diferenciadas: a formação de professores, ministrada em escolas normais e baseada em conteúdos práticos; e a Pedagogia, que estava vinculada ao estudo teórico e às universidades. Isso contribui para a fragmentação da disciplina pedagógica e da estrutura institucional francesa. Em conclusão, apesar de ter impulsionado a ciência da Pedagogia na Europa no século XVII, sua influência e presença no Ensino Superior não tiveram sucesso até tempos recentes.

Keywords : Educação Superior; História da Educação; Pedagogia; Pedagogia e Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )