SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Desenvolvimento da Pedagogia como disciplina e seu impacto no Ensino Superior na FrançaInstruir ou atordoar os alunos? Reflexão crítica sobre a ideia de que «precisamos variar o nosso ensino» índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

HASANOVA, Lachin Xalid. As principais direções da aplicação de inovações pedagógicas nos tempos modernos e o papel dos professores nesta atividade. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e5347.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5347.

O artigo explora a aplicação de inovações pedagógicas e o papel do professor nesta área. A pesquisa mostrou que a aplicação de inovações pedagógicas na educação é condicionada por um complexo de diferentes fatores. Para além de motivar os professores, são importantes as suas características etárias, a atitude perante as novas tecnologias pedagógicas e o nível de utilização, bem como a presença das competências necessárias, etc. A inequívoca falta de atitude em relação às inovações pedagógicas, bem como a frustração, passividade e atitude negativa dos professores em relação à inovação, também impedem a aplicação generalizada da inovação. A pesquisa mostrou que não há paradoxo sério na avaliação dos professores sobre métodos de ensino inovadores em níveis reais e previsíveis. Não há dúvida de que existe um intenso interesse na utilização de novos métodos na organização da formação, sendo que os aspectos positivos da inovação no ensino, na opinião dos professores, aumentam a atividade cognitiva, reduzem as emoções negativas e criam motivação duradoura nos alunos.

Palavras-chave : Inovações pedagógicas na educação; Professores; Métodos ativos de aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )