SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3The main directions of the application of pedagogical innovations in modern times and the role of teachers in this activityPerceptions about the actions of public schools during the pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

GAUTHIER, Clermont; BISSONNETTE, Steve  and  BOCQUILLON, Henri. Instruir ou atordoar os alunos? Reflexão crítica sobre a ideia de que «precisamos variar o nosso ensino». Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e5404.  Epub Aug 11, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5404.

Frequentemente, na literatura educacional, há um convite para “variar o ensino de alguém”. Embora essa expressão possa parecer clara à primeira vista, ela rapidamente se torna ambígua após um exame mais detalhado, porque os critérios nos quais essa variação se baseia não são explicitados. É como se a variação das atividades de aprendizagem fosse vista como um princípio que tem valor em si mesmo, mas não é um princípio de ação relevante, porque corre o risco de criar confusão ao equacionar atividades que podem ter efeitos positivos ou negativos, dependendo do contexto de ensino. O objetivo deste artigo é formular critérios para a escolha de atividades à luz de trabalhos sobre ensino explícito, em particular no que diz respeito à gestão da aprendizagem e à gestão da sala de aula. O nível de competência dos alunos, a complexidade da tarefa a realizar, o tempo disponível e a importância do conteúdo são os critérios utilizados na gestão da aprendizagem. A manutenção do vetor de ação refere-se ao critério relacionado ao gerenciamento da aula.

Keywords : Variedade o ensino; Preconceitos; Crítico; Ensino explícito; Critério.

        · abstract in English | French     · text in French     · French ( pdf )