SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3As principais direções da aplicação de inovações pedagógicas nos tempos modernos e o papel dos professores nesta atividadePercepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

GAUTHIER, Clermont; BISSONNETTE, Steve  e  BOCQUILLON, Henri. Instruir ou atordoar os alunos? Reflexão crítica sobre a ideia de que «precisamos variar o nosso ensino». Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e5404.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5404.

Frequentemente, na literatura educacional, há um convite para “variar o ensino de alguém”. Embora essa expressão possa parecer clara à primeira vista, ela rapidamente se torna ambígua após um exame mais detalhado, porque os critérios nos quais essa variação se baseia não são explicitados. É como se a variação das atividades de aprendizagem fosse vista como um princípio que tem valor em si mesmo, mas não é um princípio de ação relevante, porque corre o risco de criar confusão ao equacionar atividades que podem ter efeitos positivos ou negativos, dependendo do contexto de ensino. O objetivo deste artigo é formular critérios para a escolha de atividades à luz de trabalhos sobre ensino explícito, em particular no que diz respeito à gestão da aprendizagem e à gestão da sala de aula. O nível de competência dos alunos, a complexidade da tarefa a realizar, o tempo disponível e a importância do conteúdo são os critérios utilizados na gestão da aprendizagem. A manutenção do vetor de ação refere-se ao critério relacionado ao gerenciamento da aula.

Palavras-chave : Variedade o ensino; Preconceitos; Crítico; Ensino explícito; Critério.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )