SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7The mimesis of continuing education: configuration and refiguration of the teaching narrative identity in reference groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

VIANNA, Jose Antonio; ARRUDA, Ulhiana Maria de Medeiros  and  ARAUJO, Paulo Coelho. Motivos para a evasão das meninas em Projetos de Inclusão Social por meio do esporte. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7189.  Epub June 28, 2022. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/educ.form.v7.e7189.

Este estudo exploratório, de abordagem qualiquantitativa, procurou verificar a percepção de professores e ex-alunas em Projetos de Inclusão Social por meio do esporte, sobre os motivos para a evasão dos participantes do gênero feminino. Responderam ao questionário semiestruturado 23 professores (M idade = 37,7 anos) e foram entrevistadas dez ex-alunas (M idade = 17,1 anos) em dois Projetos de Inclusão Social situados no interior de favelas no Rio de Janeiro. As informações extraídas respeitaram os critérios de análise de narrativa, sendo triangulados com o referencial teórico da área. Foram identificados motivos para a evasão de ordem social, pedagógica, psicológica e de gestão. A necessidade de trabalhar e a de estudar foram os principais motivos apontados para a evasão. Os procedimentos didáticos nas aulas também foram citados com destaque, além da descontinuidade das políticas públicas de esporte e lazer para as camadas populares.

Keywords : gênero; esportes; inclusão social; evasão; meninas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )