SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Razones para la evasión de las niñas de los proyectos de inclusión social a través del deporteEl Nuevo Bachillerato Paulista: viejas propuestas para mantener la dualidad estructural y la precariedad de la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

GABRIEL, Gilvete de Lima. A mimese da formação continuada: configuração e refiguração da identidade narrativa docente em grupos-referência. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7248.  Epub 28-Jun-2022. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/educ.form.v7.e7248.

Objetivou-se refletir sobre as influências dos grupos-referência na formação e atuação docente. Realizou-se a pesquisa-formação com professoras da educação básica no Norte do país durante uma pesquisa de doutorado (GABRIEL, 2008). A discussão centrou-se na mimese da formação continuada, metodologia originada do trabalho fundamentado na abordagem (auto)biográfica, com o referencial teórico: Pineau, Nóvoa, Josso, Passeggi, dentre outros, e na hermenêutica de Ricoeur. A narrativa autobiográfica e o relato de experiências bem-sucedidas possibilitaram a configuração e refiguração da identidade docente, ao propiciar o reconhecimento da prática educativa em diferentes espaços e tempos. A re-narração de si oportunizou reafirmar/reconhecer os saberes da docência, a elaboração de conhecimentos, a identificação dos fatores intervenientes do próprio sistema escolar que limitam ou favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos e, sobretudo, modular o poder de agir diante das experiências desafiadoras do grupo profissional e contexto escolar pelo domínio de sentido de suas práticas educativas.

Palabras clave : formação continuada; narrativa autobiográfica; reconhecimento; identidade docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )