SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Motivos para a evasão das meninas em Projetos de Inclusão Social por meio do esporteO Novo Ensino Médio Paulista: velhas propostas de manutenção da dualidade estrutural e da precarização do ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

GABRIEL, Gilvete de Lima. A mimese da formação continuada: configuração e refiguração da identidade narrativa docente em grupos-referência. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7248.  Epub 28-Jun-2022. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/educ.form.v7.e7248.

Objetivou-se refletir sobre as influências dos grupos-referência na formação e atuação docente. Realizou-se a pesquisa-formação com professoras da educação básica no Norte do país durante uma pesquisa de doutorado (GABRIEL, 2008). A discussão centrou-se na mimese da formação continuada, metodologia originada do trabalho fundamentado na abordagem (auto)biográfica, com o referencial teórico: Pineau, Nóvoa, Josso, Passeggi, dentre outros, e na hermenêutica de Ricoeur. A narrativa autobiográfica e o relato de experiências bem-sucedidas possibilitaram a configuração e refiguração da identidade docente, ao propiciar o reconhecimento da prática educativa em diferentes espaços e tempos. A re-narração de si oportunizou reafirmar/reconhecer os saberes da docência, a elaboração de conhecimentos, a identificação dos fatores intervenientes do próprio sistema escolar que limitam ou favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos e, sobretudo, modular o poder de agir diante das experiências desafiadoras do grupo profissional e contexto escolar pelo domínio de sentido de suas práticas educativas.

Palavras-chave : formação continuada; narrativa autobiográfica; reconhecimento; identidade docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )