SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7La mimesis de la educación continua: configuración y refiguración de la identidad narrativa docente en grupos de referenciaLa formación del profesorado y las relaciones dialécticas de la diversión y del juego en las teorías de: Elkonin, Vygotsky, Luria, Leontiev y Wallon índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de  y  CAVALCANTI, Fabio. O Novo Ensino Médio Paulista: velhas propostas de manutenção da dualidade estrutural e da precarização do ensino. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7317.  Epub 28-Jun-2022. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7317.

A Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Curricular Comum propõem mudanças significativas para o Ensino Médio e estabelecem novas bases para a sua organização. O objetivo deste artigo é apresentar aspectos gerais da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Curricular Comum, especificamente a flexibilização do currículo e a centralidade assumida pelos itinerários formativos, tendo como referência o processo de implementação pela Secretaria da Educação no Estado de São Paulo do Novo Ensino Médio Paulista. É um estudo de caráter documental e bibliográfico. Como fontes primárias de análise, utilizaram-se os documentos curriculares e de gestão produzidos pela referida secretaria. Os resultados da análise corroboram os estudos de Ferretti (2018), Ramos (2019) e Ramos e Frigotto (2017): a Reforma do Ensino Médio fomenta incertezas, desqualifica o currículo, dificulta o acesso dos alunos das escolas públicas ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade e contribui para a manutenção da dualidade estrutural e para a destruição da educação pública.

Palabras clave : Reforma do Ensino Médio; BNCC; itinerários formativos; Novo Ensino Médio Paulista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )