SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Teacher training and dialectic relations of play and game in the theories of: Elkonin, Vigotski, Luria, Leontiev e WallonSocial representations of undergraduates about Practice as a Curriculum Component in teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

TARDIN, Heitor Perrud  and  ROMERO, Luiz Rogério. Formação prática na Residência Pedagógica em tempos de pandemia: reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7342.  Epub June 28, 2022. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/educ.form.v7.e7342.

O Programa Residência Pedagógica se apresenta nos últimos anos como uma iniciativa para contribuir com a formação inicial, principalmente promovendo a prática e o contato dos licenciandos com seu futuro local de trabalho e professores atuantes. No entanto, o grave cenário pandêmico causado pela Covid-19 influenciou o cenário educacional em proporções globais e, com isso, a formação prática foi prejudicada. Possui como objetivo analisar as contribuições do primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica 2021 para a formação profissional dos residentes, além de descrever sobre os avanços e retrocessos em relação às mudanças do novo edital, considerando os efeitos da Pandemia de Covid-19 dentro desse processo. Conclui-se que, apesar dos obstáculos impostos, o Programa foi crucial para os residentes, pois o contato direto (mesmo que remoto) com os preceptores foi essencial para expandirem seu “repertório de saberes” e se prepararem para o futuro. Outro ponto destacado foi a troca de experiências entre os pares, colaborando para a solução de problemas envolvendo aulas a distância e socialização de saberes.

Keywords : Residência Pedagógica; formação de professores; pandemia Covid-19; prática docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )